Em 16 de Março de 1966 os irmãos Paul e Jim Van Doren, ao lado dos sócios Gordon Lee e Serge Delia, inauguraram o novo negócio na cidade de Anaheim, na Califórnia, a "Van Doren Rubber Company" - que mais tarde foi abreviada por Vans - era uma empresa única e pioneira em seu segmento, por fabricar e vender tênis no mesmo lugar. O primeiro modelo fabricado foi o Vans #44 conhecido hoje como Vans Authentic.
Mas a história da Vans se vocês ainda não conhecem, podem dar uma pesquisada rápida e logo encontrarão. O que eu vim escrever aqui é sobre como essa marca está inserida na minha vida pessoal e profissional.
Meu primeiro Vans - um Era vermelho - foi adquirido aos 16 anos, quando já trabalhava e podia bancar minhas paradas.
Eu não era tão ligada a marcas, fui começar a consumir mesmo quando comecei a trabalhar. Ao ter contato com os produtos da Vans, eu entendi que não se tratava apenas de uma marca para carregar o logo no peito, ela foi construída com a intenção de revolucionar a cena do skate, com o propósito de inovar e fazer a diferença. Assim eu a vejo e assim me sinto - falarei mais a frente.
Diferente do que eu percebia das meninas ao meu redor, eu não era uma pessoa que gostava das roupas que vendiam nas lojas convencionais na divisão de gênero feminino, eram sempre muito parecidas, estampas "blé" com glitter, babados, rendas e eu não me via representada naquilo, eu definitivamente não sou essa pessoa. Na época, eu não cogitava comprar roupas na área "masculina" porque minha cabeça não era como hoje e também não era um assunto falado como felizmente é hoje.
Então a Vans foi a solução para que eu pudesse me vestir de quem eu realmente sou, me vi representada nas camisetas com estampas legais, caimento largo e confortável, carregando o estilo e personalidade que eu sempre tive.
Quando eu soube da abertura da primeira loja oficial da marca no Shopping Iguatemi JK em São Paulo, convenci uma amiga a ir comigo, pegamos metrô, ônibus e atravessamos a cidade com a empolgação como se eu estivesse indo para uma espécie de Disney hahaha. E lá eu comprei uma camiseta e um moletom que tenho até hoje (esse cinza da foto e a terceira camiseta da primeira fileira).
Já quando eu iniciei na fotografia, não tinha um plano porque eu era muito nova e não tinha referências na área, mas de uma coisa eu sabia: que em algum momento da minha carreira eu iria fotografar para Vans. Era apenas o sonho de unificar aquela marca que eu usava e gostava tanto, a cena do skate que eu pirava e juntar com a arte da fotografia que eu estava aprendendo. Sonhar é de graça, então por quê não?!
11 anos após a aquisição do meu primeiro tênis, aqui estou escrevendo esse texto, mantendo a paixão acesa e expondo algumas das fotos que já fiz de maneira autoral para colaborar com o espírito da marca, através do meu olhar.
Eu acho fascinante como as marcas acabam significando tanto para alguns públicos e movimentos para além de vestuários e calçados, como representam gerações e fazem história.
Eu também me identifico com a Vans no sentido de querer inovar, ser criativa e me destacar para representar um público. Sou fotógrafa com uma paixão crescente pelo streetwear, buscando cada dia mais encontrar oportunidades para fazer a diferença e somar com a cena, além de fazer meu nome quanto artista independente. Crio com o que tenho, invento e reinvento se for preciso, dou a cara a tapa, faço o possível para ser vista, pois acredito que mais possa ter a acrescentar como quem entende e sente o "espírito" da coisa, do que quem não tenha essa paixão dentro do peito. Por isso que todas as fotos que estampam essa publicação foram feitas em momentos marcantes desde a minha adolescência simples, até agora na minha vida adulta com um olhar mais crítico e sacando que nesse mundo em que tudo é tão segregado, eu preciso ser autêntica porque de fato não quero e não sou igual a ninguém.
A Vans nasceu dia 16 de março e eu dia 18 de março, é o destino, não é?! hahaha
Desejo que em algum momento possa nascer um feat. entre nós duas para que seja mais uma situação histórica de que sonhos são possíveis. Isso é a Vans!
Confiram abaixo algumas coisas que já criei:
Fiz uma releitura da campanha "Vans Classic" à partir da minha rotina, com o meu Sk8-Hi.
Post e fotos por: Suellen Scanavini.